Conquista pela 20ª. vez, a 12ª. seguida, do Sul-Americano carimba o passaporte do Brasil para o Mundial de 2018 no Japão
Pela final do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Feminino, o Brasil enfrentou Colômbia, neste sábado na Colômbia. Invicta na competição e sem perder nenhum set, as brasileiras encontraram dificuldade na primeira parcial, mas conseguiram vencer a partida por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/19 e 25/17. Com o resultado, as comandadas de José Roberto Guimarães chegam ao terceiro título nesta temporada e se classificam para o Campeonato Mundial Feminino de Vôlei em 2018 no Japão.
+ VEJA A TABELA COMPLETA DO CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE VÔLEI FEMININO
No primeiro set, empurrada pela torcida que lotou o ginásio, a Colômbia começou com tudo e com um sistema defensivo que conseguia tocar na maioria das bolas ficou na frente do placar nos primeiros pontos, chegando na primeira parada técnica na frente por 8 a 6. Na segunda parte da parcial o Brasil tentou assumir o marcador, mas a empolgação colombiana continuou forte e a seleção da casa fez 16 a 14 e foi para a segunda parada técnica ainda na frente. Na hora de decisão as meninas do Brasil cresceram, empataram em 17 a 17 e foram ponto a ponto brigando pela liderança no placar até o 23 a 23, quando após um ataque aproveitado e um erro das adversárias as comandadas de José Roberto Guimarães fecharam em 25 a 23.
TANDARA contribuyó con 16 por la clasificación al MUNDIAL @FIVBVolleyball de BRASIL @volei #SudamericanoCSV CALI pic.twitter.com/n0YGYugrGT
— CSV (@voleysur) August 19, 2017
No segundo set o Brasil se impôs logo no começo e abriu 5 a 0 no placar. Com a vantagem no placar as meninas do Brasil administraram toda a parcial. A Colômbia tentava se aproximar, mas a desvantagem não diminuía, com um volume muito maior do que as colombianas a equipe brasileira não teve dificuldades em fechar em 25 a 19.
Na terceira parcial a seleção colombiana, empurrada novamente pela torcida presente no ginásio, foi para o tudo ou nada e conseguiu equilibrar as ações nos primeiros pontos, contudo o Brasil aos poucos foi impondo o seu jogo, novamente se sobressaindo por conta do volume de jogo e assumiu a frente do marcador na metade do set para não largar mais, fechando em 25 a XX e o jogo em 3 a 0.
“Elas vieram muito forte no primeiro set, atacaram muito bem, defenderam muito bem, a torcida empurrou, mas aos poucos encaixamos o nosso jogo e chegamos ao nosso objetivo que era a classificação para o Mundial do ano que vem no Japão. Agora é voltar o foco para a Copa dos Campeões no Japão”, disse Tandara.
A atuação no decisaão, com 16 pontosa anotados, ajudaram Tandara que foi eleita a MVP do Campeonato Sul-Americano Feminino de Vôlei. A seleção da competição foi composta pela levantadora Maria Alejandra, da Colômbia, as centrais Carol, do Brasil e Lazcano, da Argentina, as ponteiras Natália, do Brasil e Angela Levya, do Peru, a oposta Segovia, da Colômbia e a líbero Camila Gomez, da Colômbia.
A próxima competição da seleção brasileira feminina de vôlei é a Copa Dos Campeões, que será disputada no Japão no começo de setembro.