Etiene Medeiros entrou para a história da Natação brasileira ao conquistar o primeiro ouro feminino em Mundiais
Feito inédito para a natação brasileira, com direito a uma final espetacular nos 50m costas. Etiene Medeiros garantiu a medalha de ouro (27s14) com a diferença de um centésimo para a chinesa segunda colocada. Essa é a primeira medalha do Brasil nas piscinas em Mundiais. Além disso, Etiene bate seu melhor tempo (27s18), da semifinal, e novamente faz a melhor marca pessoal, o recorde das Américas e também o brasileiro e o sul-americano.
♀️ Women’s 50m Backstroke Final ♀️
Etiene Medeiros 27.14
Yuanhui Fu 27.15
Aliaksandra Herasimenia 27.23#FINABudapest2017— FINA (@fina1908) 27 de julho de 2017
“Que prova! Eu acho que eu tive várias pessoas ao meu lado para nadar essa prova. Foi uma temporada muito diferente, tava muito relaxada. Entrei muito mais nervosa que o normal (na prova). Todas as adversárias estavam desejando boa sorte, acho que para bater a chinesa. Foi igual a semifinal. Ela tem um pouco de swing pra mexer com o outro. Mas pra mim só pego energia boa,” revelou Etiene, ao SporTV.
Etiene Medeiros garantiu a classificação para a final dos 50m costas com o melhor tempo da semifinal. A brasileira marcou 27s18. Em 2015, em Kazan, ela faturou a prata, tornando-se também a primeira brasileira a subir no pódio da competição de natação na história do Mundial dos Esportes Aquáticos. A primeira mulher no pódio mundial da FINA foi a maratonista aquática Poliana Okimoto, em Roma 2009.
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
“Um ouro por um centésimo é muito legal. A gente teve mais uma chance de estar competindo lado a lado (com a chinesa). Eu estava tensa, na semifinal sai melhor. É braçada por braçada. Dessa vez, fui mais rápida que ela. Um mega resultado para mim, pra minha família para o Brasil. Eu estou muito feliz. Eu queria mandar um beijo pra todo mundo,” contou Etiane Medeiros.
Nas eliminatórias, Etiene Medeiros se classificou para as semifinais com o segundo tempo (27s65), empatada com Aliaksandra Herasimenia, da Bielorrússia. A primeira das eliminatórias foi a chinesa Yuanhui Fu (27s21). Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a nadadora chegou á semifinal dos 100m costas, terminando na 16ª posição. Ela foi finalista dos 50m livre.