O Troféu Brasil de Saltos Ornamentais 2017 começou nesta 5ª feira, 18/5, no parque aquático Maria Lenk, com eliminatórias de duas provas olímpicas – plataforma feminina e trampolim de 3 metros masculino – e a definição de outras três. Destaque para a dupla do Fluminense, Ingrid Oliveira e Ian Matos, atletas olímpicos, que foram os melhores de suas eliminatórias em provas olímpicas. Ian ainda caiu na água para vencer mais duas provas: o trampolim de 1 metro e o trampolim de 3 metros misto, ao lado de Tammy Galera.
Ingrid Oliveira obteve o melhor desempenho nas eliminatórias da plataforma (10 metros) com 321,60. Logo a seguir veio a também olímpica Giovanna Pedroso, do Botafogo, com 258 pontos. Já o paraense Ian Matos fo o melhor nas eliminatórias do trampolim de 3 metros, com 429,20 pontos.
Ian Matos fez dupla com Tammy Galera – outra saltadora que competiu nos Jogos Rio 2016 – para vencer o trampolim de 3 metros misto, em disputa acirrada. A dupla do Fluminense marcou 241,53 pontos, seguida de muito perto pelos saltadores do Grêmio Cief, da Paraíba, Bruna e Tales Lourenço, que marcaram 236,28. O bronze foi para Anna Lucia, do Centro Olímpico Gama, em parceria com Luis Felipe Moura, do Mackenzie – ambas agremiações do Distrito Federal – com 234,78.
Ian Matos & Tammy Galera – ouro no trampolim de 3 metros misto
Ian Matos também venceu a prova do trampolim de 1 metro, com 321,45 pontos. O pódio foi completado por Jackson Rondinelli, do Pinheiros, e Pedro Abreu, também do Fluminense, com 303,80 e 302,75 pontos, respectivamente.
Nesta 6ª feira, 19/5, a competição prossegue no mesmo local, simultaneamente com o campeonato interfederativo de nado sincronizado, voltado para jovens de 11 a 14 anos.
O Troféu Brasil de Saltos, de quinta, 18/5, a sábado, 20/5, conta com a participação de 11 agremiações e cerca de 50 saltadores, das cinco regiões do país: Complexo Aquático Anado/SC; Pinheiros/SP; Fluminense/RJ; Abrasso/DF; Adesef/PA; Gama/DF; Clube Semanal de Cultura Artística/SP; Mackenzie/DF; Grêmio Cief/PB; Botafogo/RJ; e Instituto Pró Brasil-UnB/DF.
Atletas do 47º Troféu Brasil de Saltos Ornamentais / fotos: Satiro Sodré / SSPress / CBDA
No nado sincronizado, a competição terá 72 atletas de 11 a 14 anos, um recorde neste campeonato. Serão nove seleções estaduais – Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba e Distrito Federal – de todas as regiões do Brasil, competindo de sexta, 19/5, a domingo, 21/5, na piscina onde foram realizadas as disputas de nado sincronizado nos Jogos Pan-Americanos Rio 2017 e Jogos Olímpicos Rio 2016. Na semana seguinte acontecerá uma série de clínicas no local, voltadas para atletas, técnicos e árbitros da modalidade, dentro do projeto “Novos Talentos”.
Programação Troféu Brasil de Saltos e Interfederativo de Nado Sincro
6ª feira, 19/5
8h: Interfederativo de Nado Sincronizado – prova de solo
10h: Troféu Brasil de Saltos – Trampolim 3m Fem (eliminatória) / Plataforma Masc (eliminatória) / Plataforma mista (final direta)
14h: Trampolim 1m Fem (final direta) / Trampolim 3m Feminino sincronizado (final direta) / Plataforma Masculina Sincronizada (final direta)
Sábado, 20/5
8h: Prova de Figuras do Interfederativo de Nado Sincro (sem som) na piscina olímpica
9h: Plataforma Fem (final) / Trampolim 3m Masc (final) / Plataforma Fem sincronizada (final direta)
13h: Trampolim 3m Fem (final) / Trampolim 3m Masc sincronizado (final direta) / Plataforma Masculina (Final)