8 5
Siga o OTD

Surfe

Brasil coloca oito surfistas entre os 24 melhores na etapa de Saquarema do Mundial

Depois de um dia de paralisação por conta das condições ruins do mar, a segunda fase da etapa de Saquarema do Mundial de surfe terminou de ser disputada nesta sexta-feira. Os brasileiros Jadson André, Caio Ibelli e Wiggoly Dantas conseguiram a classificação e agora serão oito atletas do país entre os 24 melhores da competição.

Jadson André eliminou o taitiano Michel Bourez por 11,00 a 10,27, Caio Ibelli conseguiu 14,87 contra 12,40 do francês Juan Duru e Wiggoly Dantas passou apertado pelo havaiano Ezekiel Lau por 15,60 a 15,26. Apenas Miguel Pupo, que perdeu para o australiano Adrian Buchan por 14,94 a 12,67, foi eliminado nesta sexta.

A segunda fase começou na quarta com as quatro primeiras baterias. Naquele dia, Gabriel Medina e Yago Dora venceram e se juntaram a Filipe Toledo, Adriano de Souza e Ian Gouveia na terceira fase. Bino Lopes e Jessé Mendes foram derrotados e deram adeus à competição.

No primeiro confronto de quarta-feira, Yago Dora teve pela frente o americano Kolohe Andino e apostou nos áereos para conseguir uma nota 9,10, que junto com o 5,17 que teve em outra onda, garantiram ao brasileiro a vitória sobre o adversário, que teve 6,23 e 7,00 como melhores resultados.

Gabriel Medina conseguiu a classificação para a terceira fase ao vencer o compatriota Jessé Mendes, que começou melhor com um 5,83, mas o campeão mundial de 2014 virou a disputa com 6,60 e 6,00. E depois ainda conseguiu um 7,60, que obrigava o adversário a fazer pelo menos 8,37 para chegar à vitória.

Mas Jessé Mendes ainda sofreu uma queda quando pegou uma onda que tinha potencial e acabou derrotado por 14,20 a 10,66 na soma das duas melhores ondas de cada surfista na bateria.

Já Bino Lopes não teve chances contra Owen Wright. O australiano tomou a liderança da bateria desde o princípio e venceu por 16,00 e 8,97, eliminando o brasileiro que entrou na etapa de Saquarema de última hora para substituir Kelly Slater.

Na última bateria do dia, Matt Wilkinson, da Austrália, derrotou o italiano Leonardo Fioravanti por 11,00 a 10,43 já com o mar em condições bem ruins. Por conta disso, a organização decidiu interromper a disputa logo depois da quarta bateria. Uma nova chamada está marcada para 6h45 da manhã desta quinta. Quatro brasileiros ainda vão entrar na disputa da repescagem, a segunda fase da etapa de Saquarema do Mundial de Surfe. Confira a ordem das baterias:

Adriano de Souza (BRA) x Ian Gouveia (BRA)

2 Sebastian Zietz (HAV) x Wiggolly Dantas (BRA)

Gabriel Medina (BRA) x Bede Durbidge (AUS)

4 Joel Parkinson (AUS) x Jeremy Flores (FRA)

5 Mick Fanning (AUS) x Connor O’Leary (AUS)

6 John John Florence (HAV) x Yago Dora (BRA)

7 Jordy Smith (AFR) x Jadson André (BRA)

Caio Ibelli (BRA) x Adrian Buchan (AUS)

9 Matt Wilkinson (AUS) x Josh Kerr (AUS)

10 Filipe Toledo (BRA) x Kanoa Igarashi (EUA)

11 Julian Wilson (AUS) x Frederico Morais (POR)

12 Owen Wright (AUS) x Nat Young (EUA)

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe