Das cinco duplas brasileiras do torneio masculino, apenas os atuais campeões olímpicos, Alison e Bruno Schmidt, e os atuais campeões nacionais, Álvaro Filho e Saymon, conseguiram passar pelas oitavas-de-final da etapa do Rio do Circuito Mundial de vôlei de praia e estão entre os oito melhores que vão brigar pelo título.
Álvaro Filho e Saymon tiveram que vencer um duelo de compatriotas contra Evandro e André, que disputaram nas oitavas-de-final seu terceiro jogo nesta sexta-feira. Pela manhã, eles garantiram o terceiro lugar de sua chave e de tarde passaram pela repescagem, fase em que Hevaldo e Oscar foram eliminados.
Apesar da maratona, Evandro e André fizeram o possível para complicar os atuais campeões brasileiros, mas acabaram perdendo, apesar das parciais equilibradas, por um duplo 21/18.
A vida dos campeões olímpicos foi um pouco mais fácil. Alison e Bruno Schimidt tiveram pela frente os poloneses Prudel e Kujawiak e atropelaram no primeiro set: 21 a 11. No segundo, os europeus tentaram complicar, mas os brasileiros garantiram a classificação com uma vitória por 21 a 18.
Jogo equilibrado quem teve foi Pedro Solberg e Guto. Os dois encararam os americanos Hyden e Doherty e disputaram palmo a palmo e vitória. Depois de perder o primeiro set por 21 a 16, os brasileiros reagiram e venceram o segundo por 21 a 17.
No tie break, disputado ponto a ponto, Pedro e Guto chegaram a ter match point a seu favor, mas levaram a virada e acabaram perdendo num apertadíssimo 23 a 21.
Os jogos das quartas-de-final do torneio masculino da etapa do Rio de Janeiro começam às 12h com o confronto entre Alison/Bruno e Crabb/Gibb (EUA). Ao mesmo tempo, Brunner/Patterson (EUA) enfrentam Brouwer/Meeuwsen (HOL). Às 13h acontece o duelo entre Losiak/Kantor, da Polônia, e os americanos Hyden e Doherty. Para finalizar, às 14h, Álvaro Filho/Saymon pega a dupla vice-campeã olímpica Nicolai/Lupo, da Itália.