por Ennas Barreto – Manaus, AM
Na noite desta quarta-feira (12), na Arena da Amazônia, o Iranduba encarou o Corinthians, pelo Brasileirão Feminino 2017. O Hulk venceu o duelo por 1 a 0, com gol de Mayara e agora é o único time com 100% de aproveitamento na competição. O Timão ainda desperdiçou um pênalti. Com o resultado, o Iranduba garantiu a liderança absoluta do Grupo 1, com 21 pontos (sete vitórias em sete jogos) contra 18 do Corinthians (seis vitórias e uma derrota).
A partida começou disputada. O Corinthians buscando mais o gol, mas as chances sempre acabavam nas mãos da goleira Rubi, que fez partida espetacular. Até os 17 minutos, as equipes apenas se ameaçavam, mas a história começou a mudar quando Kamilla achou Dany Helena bem colocada, que aproveitou a arqueira um pouco adiantada e mandou por cobertura, mas o belo gol foi anulado pela arbitragem.
No lance seguinte, o Corinthians respondeu com um forte chute de Gaby Nunes da entrada da grande área e mais uma vez a goleira Rubi inspirada fez grande defesa. As equipes saiam nos contra ataques e sempre assustavam. Aos 22 minutos, o Hulk levou a melhor. Kamilla recebeu pela esquerda e achou Mayara, livre, dentro da grande área. A zaga ainda encostou, mas a meia driblou duas e chutou no canto, abrindo o placar para a equipe amazonense.
Após o gol, o Iranduba cresceu e o Timão sentiu. Aos 32, Dany Helena ganha uma disputa e enfia para Gláucia, que chuta assustando a goleira adversária. Bem postada, Gláucia recebe novamente pela esquerda, sai de uma zagueira e chuta fraco no gol. Em seguida, Geyse investe em jogada individual, solta o chute, mas Rubi defende.
O fim do primeiro tempo se aproximava, o Corinthians conseguia levar perigo ao Iranduba. Monique pega sobra de Gaby Nunes, solta uma bomba e, mais uma vez, Rubi realizou uma difícil, e importante, defesa garantindo a vantagem para o intervalo. Iranduba 1 x 0 Corinthians.
Na segunda etapa, o Timão voltou determinado a buscar o resultado. Pressionou, mas o Hulk sempre levava susto nos contra ataques. As duas equipes não economizaram na qualidade técnica e tática. Aos 2 minutos, Gláucia resolveu arriscar da intermediária e assustou a goleira do Corinthians.
O Timão respondeu com Grazy, num belo chute de fora da área, mas Rubi espalmou e Sorriso tirou o perigo. Em seguida, de novo ela, Gláucia quase ampliou, mas Lelê salvou. As equipes foram vencidas pelo cansaço e a partida esfriou, mas nada que tirasse o brilho da partida que valia a liderança do grupo. Com menos velocidade, o jogo ficou faltoso.
Aos 32 foi a vez do Timão levar perigo e quase empatar na Arena da Amazônia. Grazy viu Rubi adiantada e soltou o chute, mas a bola morreu no travessão. O jogo voltou a ficar morno e se encaminhava para a vitória do time da casa, quando Karen derrubou Gaby Nunes na área e o árbitro marcou pênalti. A própria atacante foi para a cobrança, mas Rubi defendeu.
Vitória do Iranduba, a primeira na Arena da Amazônia. Na próxima terça-feira (18), as equipes voltam a se enfrentar, na abertura do segundo turno. Desta vez, na Arena Barueri, em São Paulo.