A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta terça-feira (dia 11) os 20 atletas que representarão o País no Campeonato Mundial de Revezamentos, que será disputado nos dias 22 e 23 deste mês de abril, em Nassau, nas Bahamas. O Brasil mais uma vez decidiu levar as quatro equipes olímpicas – 4×100 m e 4×400 m – no masculino e no feminino para a competição organizada pela IAAF.
O objetivo é buscar vaga nas finais das quatro provas e, se completar, as equipes garantirão participação no Campeonato Mundial de Atletismo de Londres, na Grã-Bretanha, marcado para agosto.
A CBAt chamou cinco atletas para cada uma das provas para o Mundial de Revezamentos, levando-se em conta o Ranking Brasileiro deste ano nos 100 m e dos 400 m no dia 9 último, conforme critério de convocação fixado pela Confederação.
Dos atletas mais bem colocados no Ranking, apenas Letícia Cherpe de Souza (BM&FBovespa), vice-líder dos 400 m, não pôde atender a convocação. Ela correu a prova em 52.86, no dia 8 de abril, em Waco, nos Estados Unidos, mas tem compromissos com a Universidade de Baylor, no Texas, onde está estudando.
Entre os convocados para o Mundial de Revezamentos, especialmente no revezamento 4×100 m, há uma renovação. Derick Silva (Pinheiros) e Felipe Bardi dos Santos (SESI) foram chamados pela primeira vez para uma seleção adulta. Derick, aliás, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, encerrado domingo (9), em São Bernardo do Campo (SP). Ele venceu os 100 e os 200 m, quebrando os recordes da competição nas duas provas.
No 4×400 m, marca a volta de Anderson Freitas Henriques (Sogipa). Depois de dois anos lutando contra lesões, ele voltou a competir e garantiu a quarta colocação no Ranking, com 46.51, tempo obtido no dia 1º de abril, em São Bernardo.
“Ele está voltando aos pouco, mas bem, de uma forma segura”, disse o treinador Leonardo Ribas. Anderson foi finalista no Mundial de Moscou 2013, quando correu os 400 m, em 44.95.
Para o gerente de Alto Rendimento da CBAt, Clovis Alberto Franciscon, o Brasil terá boas equipes em Nassau. “Vamos apostar no trabalho antecedente e no conjunto que será formado até o início da competição”, disse Clovis. A CBAt decidiu não levar o segundo reserva para a competição.
Os atletas convocados
Masculino
4×100 m
Vitor Hugo dos Santos (BM&FBovespa-SP)
Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP)
Bruno Lins (CT Piauí-PI)
Antonio Cesar Rodrigues (BM&FBovespa-SP)
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP)
4×400 m
Lucas da Silva Carvalho (Orcampi Unimed-SP)
Hederson Alves Estefani (Pinheiros-SP)
Alexander Russo (BM&FBovespa-SP)
Anderson Freitas Henriques (Sogipa-RS)
Hugo Balduino de Sousa (BM&FBovespa-SP)
Feminino
4×100 m
Rosangela Santos (Pinheiros-SP)
Vitoria Cristina Rosa (BM&FBovespa-SP)
Kauiza Moreira Venancio (Pinheiros-SP)
Tania Ferreira da Silva (BM&FBovespa-SP)
Bruna Jessica Farias (Pinheiros-SP)
4×400 m
Geisa Coutinho (Orcampi Unimed-SP)
Jailma Sales de Lima (BM&FBovespa-SP)
Jessica Roberti da Silva (BM&FBovespa-SP)
Natallia Oliveira da Silva (Orcampi Unimed-SP)
Cristiane dos Santos Silva (APAAB-SC)
Nas Bahamas, no Mundial de Revezamentos, os atletas terão o apoio de Jerry Welton Gadelha (chefe da delegação), Carlos Alberto Cavalheiro (treinador-chefe) e dos treinadores Victor Fernandes, Evandro Lazari e Adriano Vitorino. Acompanham a equipe ainda o médico Warlindo Carneiro da Silva Neto, o fisioterapeuta Marcos Augusto Vitulo e o massaterapeuta Jorge Antonio Lima.