Depois de vencer os confrontos contra Chile, Argentina e Equador por 5 a 0, o Brasil decidiu o título do torneio por equipes sub-19 do Campeonato Sul-Americano de badminton, que está sendo disputado em Lima, contra o Peru. Os donos da casa levaram a melhor e venceram os cinco confrontos da decisão para ficar com a medalha de ouro, deixando os brasileiros com a prata e os chilenos com o bronze.
Na abertura da final, Manoella Klemz caiu diante da peruana Fernanda Saponara por 21/11 e 21/15. Em seguida, João Moreira também perdeu em sets corridos para Diego Mini. Na disputa por duplas femininas, Saponara/La Torre deram à terceira vitória ao Peru, garantindo o título para o país anfitrião.
Nas duplas masculinas, Batalha/Gori caiu diante de Bruno Barreto/José Guevara e, na última partida, realizada entre duplas mistas, deu mais uma vez Peru que fechou o placar da final em 5 a 0.
O Campeonato Sul-Americano de badminton será disputado até o dia 14 de dezembro. De quarta a sexta serão disputados os torneios individuais Sub-17 e Sub-19. Na quinta e na sexta acontece a disputa por equipes Sub-15. Do sábado até o dia 14, quarta-feira da próxima semana, acontecem as competições individuais Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
O torneio adulto do Campeonato Sul-Americano de badminton começa no fim-de-semana. No sábado e no domingo acontecem as disputas por equipes. Depois, de segunda a quarta-feira da próxima semana, será realizado o individual.