Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi entraram para a história do esporte brasileiro ao se tornarem os primeiros atletas do país a conquistarem um título de duplas do circuito mundial de tênis de mesa. Neste domingo, eles venceram os franceses Antoine Hachard e Stéphane Ouaiche por 3 sets a 0 com parciais de 12-10, 12-10, 11-7 na final e foram campeões do Aberto da Suécia.
Antes da conquista deste domingo, o Brasil tinha chegado perto de ser campeão em quatro oportunidades, duas delas com Hugo Calderano. Em 2012, em Santos, jogando com Cazuo Matsumoto, foi derrotado pelo sul-coreanos Oh Sangeun e Ryu Seungmin. Em 2015, jogando com Tsuboi, perdeu a decisão do Super Series do Qatar para o croata Andrej Gacina e o português Marcos Freitas.
Os outros dois vice-campeonatos do Brasil aconteceram em 2011 no Chile e 2015 na Argentina. Ambas as derrotas foram para duplas argentinas. No Chile, Cazuo Matsumoto e Eric Mancini perderam para Liu Song e Javier Cillis, enquanto quatro anos depois Eric Jouti e Massao Kohatsu foram batidos na final por Gaston Alto e Pablo Tabachnik.
Com o resultado deste domingo, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi asseguraram vaga no Super Finals, que acontecerá em Doha, no Qatar. Essa será a primeira vez que os brasileiros vão jogar na categoria adulto. Hugo já havia jogado na categoria Sub-21.
Na grande decisão, os brasileiros demoraram a entrar na partida e chegaram a estar perdendo por uma larga vantagem, porém, a dupla reagiu, virou o set e fechou em 12 a 10.
No segundo set, o confronto foi acirrado do começo ao fim. A vantagem no marcador se intercalou até o 10 a 10 estar no placar. Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, então, conseguiram abrir a vantagem necessária de dois pontos e concluíram o segundo game com um 12 a 10.
O último e decisivo set foi menos parelho que os dois primeiros. Hugo e Gustavo estavam mais confiantes que os franceses e, por isso, dominaram desde o início. Com tranquilidade, os brasileiros fecharam em 11 a 7 e garantiram a medalha inédita para o Brasil.
O caminho dos atletas até a grande final foi recheado de jogos complicados. Nas oitavas de final, eles venceram os coreanos Eonrae Cho e Donghyun Kim por 3 a 2. Depois, com o mesmo placar, os brasileiros bateram os japoneses Masataka Morizono e Yuya Oshima (45º). Já nas semifinais, a dupla também aplicou um 3 a 0, dessa vez, contra Patrick Franziska (52º), da Alemanha, e Jonathan Groth (33º).
Foi o segundo grande feito de Hugo Calderano. Na última semana, o brasileiro conquistou a medalha de prata no Aberto da Áustria, também etapa Major. Com isso, ele se tornou o primeiro do Brasil a chegar a uma final de um campeonato do segundo escalão do Circuito Mundial.