A terceira etapa do Brasil Open de Pólo Aquático foi disputada neste sábado no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. No masculino, o título ficou com o Pinheiros, enquanto no feminino o Flamengo levou e medalha de ouro. O torneio é realizado pela liga PAB (Pólo Aquático Brasil), que rompeu com a CBDA, com a intenção de organizar os campeonatos pelo país.
O torneio masculino da terceira etapa do Brasil Open de Pólo Aquático contou com a participação de seis equipes, que foram divididos em dois clubes. Os dois primeiros colocados de cada chave, Sesi na A e Pinheiros na B, se classificaram direto para a semifinal, enquanto os outros quatro tiveram que se enfrentar em dois cruzamentos válidos pelas quartas-de-final na sexta de noite.
No clássico carioca que valia vaga na semifinal, o Fluminense superou o Flamengo por 10 a 7 e o Paineiras passou pelo Paulistano num jogo muito equilibrado: 11 a 10.
As semifinais aconteceram no sábado pela manhã. Os primeiros colocados de suas chaves confirmaram a boa fase e se garantiram na final. O Pinheiros meteu cinco gols de diferença no Paineiras: 12 a 7. Já o Sesi teve uma missão mais difícil e passou apertado pelo Fluminense: 12 a 10.
Logo depois das semifinais, já na parte da tarde, o Paulistano venceu o Flamengo por 11 a 8 na disputa do quinto lugar. Na disputa pelo bronze, no começo da noite, deu Paineiras em cima do Fluminense por 11 a 8. E na decisão, um jogaço definiu o Pinheiros como campeão com uma vitória por 7 a 6 em cima do Sesi, que tinha sido o vencedor da última etapa em novembro.
Torneio Feminino
A primeira fase do torneio feminino da terceira etapa do Brasil Open de Pólo Aquático foi disputada por quatro equipes em turno único. Na quinta-feira, o Flamengo venceu o Paineiras por 14 a 6 e o Pinheiros bateu o Sesi por 13 a 3. As outras duas rodadas aconteceram na sexta. O Rubro-Negro fez 8 a 4 no Pinheiros e 15 a 7 no Sesi, garantindo o primeiro lugar.
O Pinheiros ficou com a segunda vaga com os 10 a 2 que fez sobre o Paineiras, que terminou em terceiro por ter vencido o lanterna Sesi por 8 x 4.
Com isso, na decisão deste sábado, o confronto foi entre Flamengo e Pinheiros. Numa disputa muito mais acirrada do que a ocorrida na primeira fase, o Rubro-Negro venceu por 9 a 7. Na disputa pelo terceiro lugar, o Sesi venceu o Paineiras por 7 a 5 ficou com a medalha de bronze.