8 5
Siga o OTD

Judô

Irmã de Rafaela Silva, Raquel é medalha de prata no Aberto de Glasgow de judô

Irmã mais velha de Rafaela Silva, que busca na campeã olímpica a inspiração para conseguir uma vaga para os Jogos de Tóquio em 2020, Raquel começou bem sua caminhada ao conquistar a medalha de prata no Aberto Europeu de Glasgow, na Escócia. A brasileira venceu suas três primeiras lutas por ippon, passou pela semifinal com um wazzari e só foi parada na final pela britânica Kelly Edwards, mas foi a única atleta do país a subir no pódio no feminino neste sábado.

“Eu esperava o ouro, sempre luto com o objetivo de ganhar. O resultado é consequência. Acho que lutei bem hoje, mas na final tive um descuido que a menina aproveitou bem”, analisou Raquel Silva, que comemorou o primeiro resultado internacional obtido na corrida para a Olimpíada de Tóquio. “Qualquer ponto está valendo. Estamos no início do ciclo e tenho que aproveitar as oportunidades”.

Atual número 145 do ranking na categoria até 52kg, Raquel Silva começou o dia inspirada e a cada luta foi ganhando confiança. Derrotou por ippon a americana Kristin El Idrissi, a francesa Julia Rosso e a alemã Sonja Wirth.

Na semifinal, encarou a promissora Chelsie Giles, quinta colocada do ranking mundial júnior, e conseguiu a vitória por wazzari. Na final, Kelly Edwards já tinha tomado duas punições quando Raquel Silva conseguiu um yuko e liderava o combate. Na sequência, no entanto, acabou levando o contra-ataque da adversária e levou o ippon.

Além de Raquel Silva, outras duas brasileiras competiram na categoria até 52kg. Campeã da Olimpíada da Juventude em 2014, Layana Colman perdeu na segunda luta para Kelly Edwards e foi eliminada. Já Jessica Pereira caiu na repescagem para a belga Myriam Blavier.

Em outras duas categorias, as brasileiras ficaram perto da medalha mas perderam na disputa pelo bronze. Larrissa Farias, na 48kg, foi derrotada pela espanhola Cinta Garcia Mesa, enquanto Tamires Crude, na 57kg, caiu para a italiana Anna Righetti. Na categoria 63kg, quem foi mais longe foi Yanka Pascoalino, que perdeu na repescagem para Cloe Yvin, da França.

A equipe feminina do Brasil volta a competir na tarde deste sábado no Aberto Europeu de Glasgow. Nadia Merli na 70kg e Camila Nogueira e Victoria de Oliveira na categoria acima de 78kg.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô