O caratê será modalidade olímpica pela primeira vez em Tóquio 2020 e o Brasil é uma das forças do esporte. A principal esperança de medalha é Douglas Brose, campeão mundial em 2010 e 2014 e atual líder do ranking mundial na categoria até 60kg. Depois de ganhar a medalha de ouro na semana passada na etapa de Fortaleza da Premier League da modalidade, ele repetiu a dose em Hamburgo neste domingo.
Para chegar ao título, Douglas Brose venceu todas as seis lutas que disputou. Na estreia, bateu o italiano Angelo Crescenzo, depois passou pelo canadense Nicolas Bisson, pelo letão Kalnins Kalvis e pelo suíço Pisino Noah para chegar à semifinal, onde derrotou o ucraniano Oleh Filipovych, antes de encarar e vencer Firdovsi Farzaliyev, do Azerbaijão, na final.
Além de Douglas Brose, outro brasileiro subiu em pódio em Hamburgo. Vinícius Figueira perdeu para o egípicio Magdy Hanafy na final da categoria até 67kg e ficou com a medalha de prata.
O grande objetivo da temporada 2016 é o Mundial, que será disputado entre 25 e 30 de outubro em Linz, na Áustria. Duas semanas antes, acontece o Campeonato Brasileiro em São Paulo.