Depois de faturar três medalhas na Rio 2016, o judô brasileiro voltou a brilhar neste sábado. No Aberto Europeu de Tallin, na Estônia, o gaúcho Daniel Cargnin, de apenas 18 anos, venceu todas as cinco lutas que disputou, duas delas por ippon e conquistou a medalha de ouro na categoria até 66kg. Outro destaque foi Lincoln Neves, medalha de bronze na 73kg.
+ASSISTA A TODAS AS DISPUTAS POR MEDALHA EM TALLIN
Daniel Cargnin estreou contra o judoca da casa, Nikita Lopouhhov, e só conseguiu a vitória por shidô, mesma maneira em que passou pelo húngaro Felician Ori na segunda rodada. Nas quartas-de-final, a luta durou apenas 1min07, tempo que o brasileiro precisou para aplicar um ippon e passar pelo lituano Andrej Klokov. Na semi, a luta foi dura e a classificação para a final só veio por shidô contra o belga Thomas Lissens. Na decisão, contra o polonês Patryk Wawrzyczek, o gaúcho conseguiu um ippon a 38 segundos do fim e conquistou o título do Aberto Europeu de Tallin.
Já Lincoln Neves venceu suas duas primeiras lutas por ippon contra o israelense Evguenyi Sholos e o americano Bradford Bolen. Mas nas quartas-de-final, quem levou o ippon foi ele ao perder para o sueco Tommy Macias. Com a derrota, só restava a disputa pelo bronze e o brasileiro foi atrás da medalha com mais duas vitórias, a primeira por wazaari contra o bielorrusso Vadzim Shoka e a segunda por yukô sobre o italiano Emanuelle Bruno.
Além dos dois medalhistas, Aléxia Castilhos e Yanka Pascoalino só venceram uma luta e acabaram eliminadas nas oitavas-de-final. O Aberto Europeu de Tallin continua neste domingo com a participação de Rafael Macedo e Eduardo Santos na categoria até 81kg, Gustavo Assis na 90kg, Leonardo Gonçalves na 100kg, Samanta Soares na 78kg e Camila Nogueira e Beatriz Souza na acima de 78kg.
+ Em decisão polêmica, Gabriel Medina é eliminado e perde a chance de liderar Mundial
+ Bruno Soares entra para a história ao ganhar o segundo Grand Slam do ano
+ Galã da canoagem obtém seu melhor resultado na Copa do Mundo, mas termina em 17o. lugar